NOVA PLATAFORMA OTIMIZA CAPACIDADE DE INTERVENÇÃO DE ÁGUAS E ENERGIA DO PORTO

07/10/2021

Desenvolvida e implementada pela Águas e Energia do Porto, a H2Leaks constitui-se como uma plataforma que visa dar resposta à necessidade de gestão do ciclo urbano da água. Segundo a empresa municipal, a ferramenta é prática, intuitiva, de fácil acesso e muito disruptiva, o que permite agilizar o processo de previsão e localização de ocorrências, reduzindo o tempo entre a emissão de alertas, a deteção de roturas e o tempo de intervenção e reparação.

Tem base em algoritmos de inteligência artificial (machine learning) e é através da interligação entre várias fontes - internas e externas à Águas e Energia do Porto - que permite o tratamento de um volume significativo de dados, assim como a emissão de alertas de fugas em troços de conduta.

De acordo com a Águas e Energia do Porto, esta plataforma inovadora forma a primeira abordagem preditiva de ocorrências em infraestruturas de água no município, devendo ser alargada às restantes infraestruturas geridas pela empresa.

Outra ferramenta de apoio à gestão diária, igualmente baseada em inteligência artificial, já havia sido implementada pela empresa durante o primeiro semestre de 2021 - a H2Meter -, refletindo o percurso e a aposta da empresa no mundo digital.