SMAS DE SINTRA ALERTA PARA POLUIÇÃO MARINHA COM DUAS EXPOSIÇÕES

29/11/2021

“Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” são as exposições patentes no novo espaço dos SMAS na Ribeira de Sintra. Promovidas pelo CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto e pelos SMAS de Sintra, com o apoio deste município, as mostras pretendem alertar para o problema do lixo marinho e a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população.

Em "Monstros Marinhos", Ricardo Nicolau de Almeida retrata agentes poluidores que estão a invadir os oceanos e a criar problemas colossais a nível ambiental e de saúde pública. O artista construiu ainda um conjunto de figuras e máscaras humanas, que pretendem contribuir para a literacia do oceano e sensibilizar para o impacto da poluição no mar.

“Mar de Plástico”, por outro lado, é constituída por painéis infográficos, áreas sensoriais, vídeos e objetos artísticos, onde os visitantes são convidados a entrar na exposição através de um corredor de plástico, que permite percecionarem o efeito repressivo da acumulação de plástico no meio marinho - chegam ao Oceano mais de 8 milhões de toneladas de plástico por ano, sendo que uma parte substancial é ingerida pelos animais marinhos. Esta mostra, já exposta em mais de 20 localidades de Portugal Continental e Açores, recorre ainda a objetos de uso quotidiano recolhidos em ações de limpeza de praias, que estão etiquetados com o tempo de vida no mar, que pode atingir, em alguns casos, largas centenas ou milhares de anos.

Ambas as exposições estão patentes até 27 de março de 2022, de terça a domingo (exceto feriados), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com entrada gratuita para os munícipes de Sintra.

O espaço onde decorrem as mostras vai acolher, em 2022, o Museu da Água e Resíduos (MAR) que, de acordo com os SMAS de Sintra, vai funcionar como um polo de referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental e da divulgação científico-tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.