REVISTA APDA#23: GESTÃO DA ÁGUA EM EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

03/12/2021

Exclusivamente impressa para o ENEG 2021, a Revista APDA#23 dedica-se à Gestão da Água em Emergência Climática, tema explorado no evento, que decorreu entre 23 e 26 de novembro no Tivoli Marina Vilamoura - Centro de Congressos do Algarve.

O Destaque desta edição é da autoria de João Galamba, Secretário de Estado Adjunto e da Energia, que o dedicou ao “Consumo de água na produção de energia em cenários de emergência climática”.

Já a secção de Atualidade é composta por quatro artigos:

  • “As alterações climáticas numa perspetiva da gestão e projeto da rega” por João Rolim, Doutor em Engenharia dos Biossistemas, José Luís Teixeira, Doutor em Engenharia Agronómica, e Teresa Afonso do Paço, Doutorada em Engenharia Agronómica, todos especialistas do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.
  • “Gerir para preservar” por Sofia Reis Jorge, Diretora Executiva de Sustentabilidade, Risco e Comunicação do Grupo Altri;
  • “Disponibilidades de água em cenários de alterações climáticas” por Luís Dias, Investigador Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
  • “Gestão da Água em Emergência Climática - Que serviços de águas teremos no futuro?” por José Moura de Campos, Diretor-Geral da Águas do Ribatejo e Presidente da Comissão Organizadora do ENEG 2021.

Entretanto, a Infografia evidencia dados concretos sobre os impactos climáticos nos oceanos, bem como a relevância das Áreas Marinhas Protegidas - zonas criadas para a proteção, conservação e gestão da biodiversidade, habitats e ecossistemas marinhos.

Leia estes e outros conteúdos aqui.