APDA LANÇA GUIA INTRODUTÓRIO DE CIBERSEGURANÇA PARA ENTIDADES GESTORAS DO SETOR

05/01/2022

Como resultado do debate de ideias e da simbiose do conhecimento dos elementos da Comissão Especializada de Sistemas de Informação (CESI) da APDA, foi desenvolvido o Guia Introdutório de Cibersegurança para Entidades Gestoras de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais. A publicação tem como objetivo deixar uma visão global sobre o contexto e interações das Entidades Gestoras no ciberespaço,  de uma forma suficientemente ligeira, para os gestores e, relativamente aprofundada, para os técnicos, identificando temas incontornáveis na preparação das Entidades Gestoras para este novo espaço.

O Guia Introdutório de Cibersegurança para Entidades Gestoras de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais aborda temas como as infraestruturas críticas e o ciberterrorismo, o processo de governança em cibersegurança, os riscos em redes operacionais, as diferentes armas cibernéticas, a segurança de redes e sistemas SCADA, a proteção e monitorização de redes ou a análise forense.

Pautado por uma linguagem acessível a qualquer gestor ou técnico, esta publicação vai permitir às Entidades Gestoras ficarem com uma visão mais ampla, mas especializada, do seu enquadramento no ciberespaço e das necessárias adaptações à realidade do mesmo, permitindo que, de forma consciente, preparada e segura, tirem vantagem desse novo elemento cujas potencialidades se apresentam, hoje, como infinitas.  

A CESI procurou, desta forma, sintetizar um conjunto de conceitos e procedimentos para que as organizações, com diferentes níveis de maturidade, os possam adotar nos respetivos processos internos, atuais e futuros. 

Para mais informações e aquisição do guia (com um custo de 10 euros para membros APDA e de 15 euros para não membros), envie um e-mail para: geral@apda.pt