MUNICÍPIO DE CHAVES E INDAQUA JUNTAS CONTRA AS PERDAS DE ÁGUA

10/01/2022

A Câmara Municipal de Chaves, em parceria com a INDAQUA, está a desenvolver um Projeto de Eficiência Hídrica com Remuneração por Desempenho, cujo objetivo é reduzir o nível de perdas de água do concelho para cerca de metade dos seus valores atuais, em cinco anos.

O contrato, com um valor próximo de 1,7 milhões de euros, garante ao território benefícios ao nível ambiental, evitando o desperdício de 1,4 mil milhões de litros de água, bem como ao nível económico, já que o concelho obterá uma poupança superior a 2,3 milhões de euros. Entretanto, e tendo em conta que a parceria estabelecida pressupõe a capacitação da autarquia de Chaves para continuar a aplicar, no futuro, os métodos que permitem a redução de perdas, as poupanças anuais tendem a perdurar.

O acordo estabelecido segue um modelo inovador no setor da água em Portugal, que transfere o risco do investimento para a empresa e não para a entidade contratante, seja ela pública ou privada. Isto porque a quase totalidade da remuneração da INDAQUA depende do seu desempenho, ou seja, do real cumprimento dos objetivos definidos contratualmente para a redução de perdas.

Para alcançar as metas traçadas, a INDAQUA, entre outras ações, vai avaliar a necessidade de reabilitação de infraestruturas, atuar na sensorização das redes de água e a implementação de ferramentas de inteligência artificial, que vão analisar os dados aí recolhidos, e apoiar na rápida atuação no terreno na eliminação de fugas ao longo dos 495 km de redes de água do concelho. Está também prevista a redução da pressão em zonas críticas para diiminuir o número de roturas e gastos associados à resolução das mesmas. As iniciativas a nível comercial contemplam a deteção e eliminação de consumos e ligações ilícitas, bem como a avaliação da renovação do parque de contadores, de forma a tornar mais eficiente a medição e faturação do serviço prestado aos clientes.