ÁGUAS DO RIBATEJO TORNA-SE MEMBRO DO WWC

12/01/2022

A candidatura apresentada pela Águas do Ribatejo, a 30 de dezembro de 2021, a membro do World Water Council (WWC) foi aprovada por unanimidade, nesta terça-feira, 11 de janeiro, pelo Bureau do WWC. Os primeiros passos do processo foram dados durante o ENEG 2021, realizado em novembro no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, onde Loïc Fauchon, Presidente do WWC, foi Keynote Speaker.

A Águas do Ribatejo, que passa então a ser um dos mais recentes membros desta importante organização internacional, é uma empresa municipal, com capital 100% público e detido pelos Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Serve um universo de 140 mil pessoas nos sete Municípios associados, às quais presta os serviços de abastecimento de água e saneamento, em “alta” e em “baixa”.

De sublinhar que a Águas do Ribatejo está intrinsecamente ligada à APDA, uma vez que, para além de membro, integra a presidência da Assembleia-Geral da Associação, através de Francisco Silvestre de Oliveira, Presidente da Águas do Ribatejo. Também José Moura de Campos, Diretor-Geral da empresa, presidiu a Comissão Organizadora do ENEG 2021.

Acresce ainda destacar que o modelo de gestão e organização da Águas do Ribatejo foi considerado um case-study pelo Banco Mundial, sendo um exemplo de sucesso em matéria de agregação de Serviços de Águas.