LISBOA ACOLHE BOARD OF GOVERNORS DO WORLD WATER COUNCIL

24/06/2022

O Altis Grand Hotel vai receber a 78.ª reunião do Board of Governors do World Water Council (Conselho Mundial da Água) entre os próximos dias 3 e 4 de julho, sendo que o Bureau também se encontrará no dia 2. Esta é a primeira vez que os órgãos de direção do World Water Council reúnem ao mais alto nível em Portugal, o que acontece na sequência do convite da APDA. De sublinhar que a sessão de encerramento dos trabalhos contará com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Loïc Fauchon, Presidente do World Water Council, bem como Rui Godinho, Presidente da APDA e membro do Board of Governors e do Bureau World Water Council, representando Portugal, vão ser os principais dinamizadores deste encontro que conta com os representantes dos diversos países que compõem o Board of Governors e que visa debater e partilhar as questões mais prementes que se colocam ao setor da água a nível mundial.

Da agenda faz também parte o arranque da organização do 10.º Fórum Mundial da Água, que terá lugar em Bali, Indonésia, em junho de 2024.

O World Water Council é uma organização internacional multissetorial, responsável pela fundação e coorganização do World Water Forum (Fórum Mundial da Água). Tem como missão conduzir à mobilização e implementação de soluções e medidas face às questões críticas do setor da água a todos os níveis, incluindo ao mais elevado nível de tomada de decisão, envolvendo os intervenientes no debate e desafiando o pensamento convencional. Sedeado em Marselha, França, o World Water Council, foi criado em 1996, reunindo, atualmente, 400 membros de organizações de mais de 50 países.

A mais recente edição do World Water Forum, um dos maiores eventos dedicados à gestão da água à escala global, decorreu em março deste ano, em Dakar, no Senegal, numa organização em parceria World Water Council e do Governo do Senegal, tendo sido a primeira vez que se realizou na África Subsaariana. Sob o mote “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”, o 9.º Fórum Mundial da Água contou com o contributo de cerca de 800 organizações das mais diversas áreas e países, incluindo Portugal, cuja delegação oficial a APDA integrou. De referir a adoção da Declaração de Dakar e respetivo “Blue Deal”, um acordo para a segurança hídrica e saneamento em prol da paz e do desenvolvimento.