ÁGUAS DE PORTUGAL SUBSCREVE OS PRINCÍPIOS DO OCEANO SUSTENTÁVEL

30/06/2022

O Grupo AdP - Águas de Portugal comprometeu-se oficialmente em agir em prol de um oceano mais sustentável, assinando, em Cascais, os UN Global Compact Sustainable Ocean Principles, durante o Sustainable Blue Economy Investment Forum, um evento especial da Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas (ONU), que decorre até amanhã em Lisboa.

Ao integrar o grupo de 150 empresas que já subscreveram o documento, o Grupo AdP compromete-se a avaliar o impacto da respetiva atividade no oceano e a incluir a sustentabilidade oceânica na respetiva estratégia geral. 

Os signatários dos UN Global Compact Sustainable Ocean Principles envolvem atualmente 30 indústrias, 35 países e seis continentes, com uma capitalização de mercado total de um trilião de euros. 

De entre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, o ODS 14 (Proteger a Vida Marinha) é o que apresenta menor nível de investimento financeiro, sendo, por isso, fulcral aumentar o financiamento público, privado e misto para promover uma economia azul sustentável.

Entretanto, o UN Global Compact anunciou que se juntará a uma aliança de stakeholders globais para desenvolver uma orientação universal para as Blue Bonds - um compromisso para reforçar a consistência e transparência do mercado global no financiamento da economia azul sustentável.