ÁGUAS E ENERGIA DO PORTO QUER RENOVAR 3 KM DE CONDUTAS DE ÁGUA POR ANO

04/08/2022

A Águas e Energia do Porto arrancou com uma estratégia inovadora, que consiste numa empreitada contínua e não “programada”, para renovação de troços prioritários de condutas. O plano vai permitir renovar cerca de 3 km de condutas por ano e garantir um serviço de melhor qualidade ao cliente, atuando diretamente na redução das perdas de água reais e do índice de Água Não Faturada, para além de contribuir para a otimização de recursos internos.

A empreitada destaca-se pela agilidade e rapidez de execução no terreno, o que possibilita a obtenção de resultados imediatos. Desta feita, para além da eliminação das fugas e perdas de água existentes nas condutas (redução do desperdício ambiental), bem como de falhas no fornecimento de água aos clientes, a obra vai contribuir significativamente para o reforço da segurança e resiliência de todo o sistema. De sublinhar também a eliminação de infraestruturas antigas, substituídas por condutas e ramais novos com alto grau de desempenho e qualidade, que vão melhorar as condições de caudal e pressão no serviço prestado diariamente aos clientes, bem como otimizar a qualidade da água.

Segundo a Águas e Energia do Porto, a estratégia, lançada já este ano, surge no cumprimento das ações previstas no Plano de Segurança da Água e do Programa de Gestão e Redução da Água Não Faturada.  Prevê-se que as ações continuem a decorrer ao longo dos próximos anos por toda cidade, com uma afetação reduzida da via pública e com o objetivo final de melhorar as condições do fornecimento de água a todos os clientes do Porto.