24 SETEMBRO: MERGULHADORES EM SESIMBRA PARA AÇÃO DE LIMPEZA SUBAQUÁTICA

02/09/2022

A Associação Oceanum Liberandum e a Câmara Municipal de Sesimbra estão a organizar uma ação de limpeza subaquática com mergulhadores profissionais, visando reforçar a importância da proteção da vida marinha e do combate às alterações climáticas. A iniciativa “Em Defesa dos Oceanos” tem lugar a 24 de setembro próximo, contando também com o apoio de várias entidades, entre as quais a EDP, Vostok e Seiko e algumas das principais organizações de mergulho do mundo.

Pode participar qualquer mergulhador certificado, tendo apenas de inscrever-se no website da Oceanum Liberandum ou, presencialmente, nos centros de mergulho aderentes. A inscrição tem um custo de 15 euros (que já inclui a garrafa de ar e pesos), sendo que o valor da receita reverte para os centros de mergulho locais que vão assegurar parte do apoio logístico. O aluguer de equipamento também é possível no dia do evento, dependendo o custo adicional do centro de mergulho que o disponibilizar.

A ação de limpeza subaquática tem início às 08h00 do dia 24 de setembro e cada mergulhador tem de fazer o registo no Porto de Abrigo de Sesimbra antes de entrar na embarcação, sendo-lhe atribuída uma hora de saída do mar. Os participantes são depois transportados do porto até à zona de mergulho, ao longo de várias vagas ao longo do dia - cada mergulho tem uma duração máxima de 30 a 40 minutos.

Para além dos mergulhadores envolvidos na limpeza subaquática, a organização pretende ainda mobilizar voluntários que ajudem na separação e contabilização dos resíduos recolhidos, aos quais a associação vai tentar dar uma nova vida, através da respetiva reutilização na criação de peças de vestuário, móveis ou peças de arte. A indicação de disponibilidade para ser voluntário de terra pode ser feita através do e-mail da associação (oceanum.liberandum@gmail.com).

Neste âmbito, e tendo como base a união de centenas de pessoas numa prática desportiva, sustentável e em prol de uma causa ambiental, esta iniciativa na costa de Sesimbra pretende também demonstrar que os resíduos marinhos podem ter uma segunda vida além do aterro como destino final.

A associação espera mais de 700 mergulhadores, ambicionando bater o recorde mundial com o maior número de mergulhadores presentes numa ação de limpeza aquática - recorde atingido em 2019, na Flórida, com 633 mergulhadores em 24 horas.

Inscrições

Online
Presencial - Centros de Mergulho de Sesimbra