SECA: AQUANENA COLABORA COM ERSAR E APA PARA AÇÃO MAIS EFICIENTE

09/09/2022

É com o objetivo de gerir proativamente as situações de eventual contingência face à escassez hídrica que Portugal atravessa, que a AQUANENA está a colaborar ativamente com a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) e com a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) no reporte atualizado e permanente dos volumes de água disponíveis nas captações para o consumo humano no concelho de Alcanena.

 

Esta interação surge na sequência do reporte quinzenal que a ERSAR solicitou às Entidades Gestoras relativo aos volumes de água disponíveis nas diversas captações subterrâneas existentes, assim como nas previsões de consumo para a quinzena seguinte. Depois de centralizados a nível nacional pela ERSAR em articulação com a APA, no âmbito da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, os dados recolhidos servem de base para a adoção de medidas localizadas e integradas, sempre que necessário.

De acordo com a AQUANENA, e não considerando as ocorrências pontuais e a inoperacionalidade temporal da captação de Filhós, a situação atual no concelho de Alcanena é considerada “normal”, não se registando situações de escassez hídrica.