APDA NO IWA WORLD WATER CONGRESS

27/09/2022

Dinamizada pela CNAIA - Comissão Nacional da Associação Internacional da Água, a participação portuguesa no IWA World Water Congress & Exhibition contemplou diversas apresentações individuais e representações institucionais. Estiveram presentes, pelo menos, 25 entidades nacionais, entre as quais a APDA, representada por Nuno Campilho, Vice-Presidente. O evento decorreu em Copenhaga, na Dinamarca, entre os dias 11 e 15 deste mês de setembro.

Para além da agenda da participação portuguesa, Nuno Campilho teve ainda a oportunidade de: participar na High-Level Summit - Water as a key to action on climate and the Sdgs e no Utilities Leaders Forum; acompanhar a apresentação da ERSAR no Regulators Forum;  ser parte ativa no Water Innovation Accelarator Workshop, através da apresentação de uma solução de Gestão Inteligente de Redes, baseada no controlo de pressões e da manobra remota de válvulas, com recurso a IA e a software especialmente dedicado para o efeito, numa lógica “water wise”; estabelecer diversos contactos numa ótica de networking.

Entretanto, Helena Alegre, Investigadora do LNEC e Diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente, foi distinguida como IWA-Honorary Member.

Deste congresso internacional, marcado por um número absolutamente extraordinário de participações, há ainda a destacar a eleição dos Vice-Presidentes Daniel Nolasco e Marie Whaley (Senior Vice-President), o lançamento da plataforma IWA-connect plus, bem como a política de publicação da IWA-Publishing.