MEMBROS DA APDA COMEMORAM DIA NACIONAL DA ÁGUA

06/10/2022

O Dia Nacional da Água assinalou-se a 1 de outubro, marcando o início do ano hidrológico 2022/2023 em Portugal, que termina a 30 de setembro próximo. De forma a comemorar o dia e consciencializar para o valor da água, foram diversas as atividades promovidas por alguns membros da APDA.

A Águas de Coimbra escolheu o Dia Nacional da Água para apresentar as principais medidas que estão a ser implementadas para diminuir o desperdício, designadamente: setorização do sistema, através de Zonas de Medição e Controlo; reabilitação de condutas e coletores; telemetria; campanhas de deteção de perdas e de afluências indevidas; e uma nova campanha de sensibilização para combate ao desperdício de água.

A Águas do Ribatejo assinalou a efeméride com ações nas escolas e nas comunidades dos concelhos onde exerce atividade. Benavente promoveu um piquenique com zero resíduos após uma manhã de atividades à volta na água na margem do rio Sorraia. A iniciativa resultou da parceria “Hidrodinâmicas” que envolve a Câmara Municipal de Benavente, a Águas do Ribatejo, a Associação de Defesa do Consumidor DECO, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o Centro de Recuperação Infantil de Benavente e as escolas dos agrupamentos de Benavente e de Samora Correia. Nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, decorreram atividades igualmente didáticas e de aprendizagem com a água como elemento comum.

Também a Esposende Ambiente e a Águas do Norte desafiaram, em conjunto, a comunidade educativa local a participar em várias iniciativas dedicadas aos recursos hídricos e à importância das zonas húmidas para a biodiversidade. Neste âmbito, decorreu um conjunto de atividades na envolvência da Estação Elevatória de Águas Residuais localizada em Cepães, Marinhas. Para além de jogos lúdico-educativos, os alunos e professores puderam observar alguma da biodiversidade que ocorre no Canal Intercetor e espaço praia, com particular relevância para as aves, atividade que foi promovida pelo Parque Natural do Litoral Norte. De sublinhar ainda a pintura da Estação Elevatória, atividade sob orientação do artista plástico Tiago Hacke, responsável pela criação da pintura mural que será reproduzida nas paredes da Estação Elevatória de Cepães, com o objetivo de dar a conhecer parte da biodiversidade associada aos ambientes aquáticos, nomeadamente do Canal Intercetor de Esposende.