PSP COM AÇÃO DE FORMAÇÃO NA ETAR DE TORRES NOVAS

21/10/2022

Cerca de trinta operacionais da PSP participaram numa ação de formação prática na ETAR de Torres Novas, infraestrutura gerida pela Águas do Ribatejo. O objetivo foi capacitar os formandos para uma atuação eficiente em contexto real de crime ambiental ou incumprimento por parte de entidades gestoras, empresas e cidadãos.

A ação, realizada a 13 de outubro último, está inserida no Curso de Proteção e Preservação do Ambiente a decorrer na Escola Prática de Polícia e que é ministrado por formadores da APA - Agência Portuguesa do Ambiente.

Para além do protocolo na área de formação, a PSP e a APA partilham informação fundamental para as investigações que ambas as entidades realizam perante suspeitas ou denúncias de infrações ambientais.

Nos Municípios que integram a Águas do Ribatejo as situações mais críticas são as descargas de efluente industrial na rede doméstica sem aviso prévio, nem autorização desta entidade.

Na área do abastecimento, os consumos ilícitos de água e os poços e furos sem registo nem licenciamento, são as infrações mais comuns e contra as quais se reclama uma intervenção urgente. 

Com a concretização deste curso de especialização, a PSP passará a contar com mais três dezenas de especialistas na área ambiental, distribuídos por todo o território nacional incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.