REVISTA APDA #27 - GESTÃO DE CONFLITOS NO USO DA ÁGUA

03/02/2023

Os conflitos gerados devido à água (ou à falta dela!) parecem distantes do panorama português, mas a verdade é que, perante episódios de seca extrema e escassez de água, cada vez mais intensos e frequentes no país e no Mundo, este é um desafio que merece a atenção do setor, mas, principalmente, do governo e da sociedade. É no sentido de analisar diferentes perspetivas e exponenciar o tema que a APDA dedica a Revista #27 à “Gestão de conflitos no uso da água”.

O Editorial, de Sérgio Hora Lopes, transporta-nos de imediato para a conclusão mais básica da sobrevivência – que sem água não há vida – sendo, por isso, normal que existam questões aos mais variados níveis que, por sua vez, geram conflitos.

Já J. Henrique Salgado Zenha, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da APDA, apela ao “acordar da dormência” em que Portugal vive em relação ao trinómio água, usos e conflitos.

Mas a lista de contributos para o esclarecimento do tema, rica e intensa, continua através dos seguintes artigos da secção de Atualidade: 

  • “Usos da água para os humanos versus natureza – Conflito ou pacto de sobrevivência?”, por Manuela Moreira da Silva, Professora na Universidade do Algarve, Investigadora no CEiiA e CIMA;
  • “As Guerras da Água – Geopolítica e geoestratégia de um bem fundamental”, por José António Rodrigues Pereira, Comandante;
  • “Convenção de Albufeira”, por Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente;
  • “Conflito institucional da água”, por Manuel Moras, Engenheiro Civil;
  • “Infiltração e recarga na renovação de reservas hídricas subterrâneas”, por Manuela Simões, Professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

A Revista APDA #27 remata com uma passagem pelos eventos mais relevantes para o setor a nível nacional e internacional, bem como com a já característica Infografia, desta vez dedicada à “Interconectividade entre os riscos globais” relacionados com o Universo Água.

Leia tudo aqui.