ÁGUAS DO RIBATEJO NA CONFERÊNCIA FINAL DO PROJETO AQUIFER EM PORTUGAL

15/03/2023

Parceira nacional no projeto AQUIFER - Instrumentos inovadores para a gestão integrada de águas subterrâneas, a Águas do Ribatejo participou na sessão de abertura da Conferência Final sobre o projeto, que teve lugar no dia 14 de março, no Pequeno Auditório do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. 

A sessão pretendeu apresentar os principais resultados do projeto, cujas metas assentam em capitalizar, testar, disseminar e transferir práticas inovadoras para a preservação, monitorização e gestão integrada de aquíferos num contexto de escassez hídrica, como o que vivemos no Sul da Europa. Neste âmbito, foram desenvolvidas, nos últimos três anos, ferramentas e estratégias que apoiam a tomada de decisões sobre a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, melhorando a transferência de tecnologia para agentes locais e criando sinergias entre os parceiros.

A Águas do Ribatejo foi anfitriã de ensaios e trabalhos na respetiva área de influência, nomeadamente nas margens do rio Tejo e no território envolvente da Bacia Hidrográfica do Tejo, com instalação de pontos de monitorização nos Concelhos de Coruche e Salvaterra de Magos.

O Instituto Superior de Agronomia e a Parceria Portuguesa para a Água completam a representação portuguesa no AQUIFER, que conta também com quatro parceiros espanhóis e dois franceses.

De sublinhar que na parte da tarde realizou-se também um Worshop Técnico sobre o projeto, visando divulgar ferramentas de software a aplicar na gestão das águas subterrâneas e práticas inovadoras de preservação ambiental e gestão, para os diferentes usos existentes: ambientais, consumo humano, agrícolas e industriais.

Prevê-se que o AQUIFER esteja concluído até ao próximo dia 30 de abril, com um investimento global de 1,6 milhões de euros cofinanciado pelo Programa Interreg-Sudoe. O beneficiário principal do projeto é o IGME – Instituto Geológico y Minero de España.