BOARD OF MANAGEMENT DA EUREAU REUNIU EM LISBOA

29/10/2010

Organizado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), reuniu em Lisboa nos passados dias 21 e 22 de Outubro, o Conselho de Administração da EUREAU (Board of Management), a Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Água e Saneamento, no qual tem assento o Presidente do Conselho Directivo da APDA, Rui Godinho.

Na tarde de 21 decorreu uma visita à ETAR de Alcântara – operada pela SIMTEJO – durante a qual foi apresentado um ponto de situação dos trabalhos de reconfiguração que tem vindo a ser alvo aquela que é a maior ETAR do País. À noite, a EPAL ofereceu o Gala Dinner, no Museu da Água (aos Barbadinhos, em Lisboa).

A reunião, que decorreu na manhã de 22, nas instalações da Representação em Portugal da Comissão Europeia, no Centro Jean Monet, em Lisboa, contou com 26 participantes em representação de Associações do Sector de toda a Europa. Foram analisadas e discutidas diversas temáticas importantes para a vida da EUREAU, como as práticas de Gestão dos Serviços de Água e Saneamento na Europa e as políticas de Planeamento e Gestão de Recursos Hídricos, especialmente no que diz respeito com a aplicação da DQA – Directiva Quadro da Água – nos Estados Membros da União Europeia.

De tarde, foi efectuada uma visita guiada ao Aqueduto do Loreto, ligando o Reservatório da Patriarcal no Jardim do Príncipe Real ao Jardim-Miradouro de São Pedro de Alcântara, troço urbano do Aqueduto das Águas Livres, ex-libris da Capital.

Esta reunião contou ainda com o apoio da Veolia Água Portugal e da SANEST.