SEMINÁRIO 'O MERCADO DAS LAMAS DE ETAR E AS ENTIDADES GESTORAS'

04/11/2010

APDA ORGANIZA SEMINÁRIO “O MERCADO DAS LAMAS DE ETAR E AS ENTIDADES GESTORAS”

“O Mercado das Lamas de ETAR e as Entidades Gestoras” é o tema central do Seminário que terá lugar no dia 23 de Novembro de 2010, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em (Lisboa), promovido pela Comissão Especializada de Águas Residuais (CEAR) da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).

As temáticas relacionadas com o escoamento e destino final das lamas produzidas diariamente pelas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) adquiriram renovada actualidade, desde a entrada em vigor do diploma legal que rege o principal destino final em Portugal: a valorização agrícola. De facto o a sua valorização agrícola ( Decreto-Lei n.º 276/2009, de 2 de Outubro) – que veio alterar procedimentos e criar novos condicionamentos, nomeadamente ao nível de necessidade de tratamento (higienização) e armazenamento de lamas, assim como a necessidade de um Plano de Gestão de Lamas (PGL) –).

Por outro lado  e do Decreto-Lei n.º 183/2009, de 10 de Agosto, que estabelece o regime jurídico de deposição de resíduos em aterro, nomeadamente as lamas de ETAR, mantendo, contudo, os constrangimentos legais para as Entidades Gestoras, do anterior diploma.

Deste modo, com entrada em vigor dos novos diplomas legais acima descritos, aumentaram as dificuldades para as Entidades Gestoras do escoamento apropriado das lamas produzidas, sem que o País tivesse disponível alternativas técnicas credíveis, para um dos mais graves problemas ambientais, com que Portugal se depara na actualidade.

O objectivo central deste Seminário é o de proporcionar às Entidades Gestoras uma panorâmica nacional do problema e das diversas soluções de tratamento e destino final para as lamas de ETAR.

Pretende-se que sejam expostas as principais características dos novos diplomas legais que regem a valorização agrícola e a deposição em aterro, assim como as principais dificuldades sentidas pelas Entidades Gestoras.

No evento serão apresentadas algumas das principais opções de tratamento e de destino final, ambientalmente correctas e equilibradas do ponto de vista técnico, económico e energético (ambiental) e, acima de tudo, aplicáveis às especificidades deste sector do mercado nacional.

Este Seminário destina-se não só aos técnicos e responsáveis de infra-estruturas de saneamento das Entidades Gestoras, como igualmente aos gestores cujos custos com o tratamento de lamas não param de crescer e para quem é fundamental, prever a evolução futura neste sector.

Para mais informações e inscrições contactar o Secretariado da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas), Av. de Berlim, 15 – 1800-031 Lisboa – Tel.: 218 551 359 – Fax: 218 551 360geral@apda.pt – www.apda.pt.

Para fazer o download do programa e ficha de inscrição Clique AQUI