A ABRIR - FEVEREIRO 2011

A ABRIR
APDA – MÚLTIPLOS DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO
O mês de Fevereiro ficou marcado por importantes aspectos para a vida da Associação.
Desde logo, continua em marcha a preparação do ENEG 2011, que decorrerá nos dias 22, 23 e 24 de Novembro, em Santarém. Há muito que o ENEG é uma referência obrigatória para todos quantos desenvolvem a sua actividade no Sector das Águas em Portugal, ao nível de entidades gestoras, prestadores de serviços e outras actividades da indústria da água. A Comissão Organizadora do evento está a trabalhar para que este evento possa continuar a cotar-se como momento charneira para o Sector. O primeiro Boletim do ENEG 2011 estará disponível em breve.
Também o período para inscrição no projecto European Customer Satisfaction Index (ECSI) – Sector das Águas, continua aberto. Já na sua terceira edição, trata-se de um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente, e que permite analisar a percepção dos seus clientes relativamente aos bens/serviços fornecidos. Continuamos a exortar as Entidades Gestoras para participarem na construção deste Índice, com benefícios ao nível da informação de gestão, validada cientificamente, permitindo igualmente o estabelecimento de uma sempre útil plataforma de benchmarking.
A APDA esteve representada na sessão de apresentação à sociedade civil da Parceria Portuguesa para a Água (PPA). A missão da PPA consiste na promoção de uma efectiva ligação entre pessoas, instituições e empresas de forma a projectar o conhecimento e as capacidades nacionais no sector da água para o exterior e a catalisar oportunidades a nível internacional. A APDA desejar ser parte integrante deste esforço, assumindo-se como interlocutor indispensável na definição das estratégias e políticas para o sector, a nível nacional e internacional.
A 10 e 11 de Fevereiro a APDA foi anfitriã de uma reunião da Comissão EU1 (Qualidade da Água) da EUREAU, que se realizou em Lisboa e Sintra. A organização e a forma como decorreram os trabalhos revelaram, após a realização em Lisboa, em Outubro passado da reunião do Conselho de Administração da EUREAU, o crescente envolvimento da APDA na esfera internacional, reforçando o prestígio do Sector da Água Português. Entre os principais temas abordados na reunião contam-se a regulação da colocação no mercado e utilização dos biocidas, as substâncias prioritárias (DQA), a utilização sustentável de pesticidas, o Esquema de Aprovação Europeu para os materiais em contacto com a água para consumo humano, os produtos farmacêuticos, a revisão da Directiva da água para consumo humano, aspectos relacionados com as alterações climáticas, as relações entre água e agricultura, entre outros.
Para o mês de Março estão previstas iniciativas importantes da APDA, como sejam as comemorações do Dia Mundial da Água, este ano dedicado pelas Nações Unidas ao tema “A Água e as Cidades”. Terá lugar, no dia 22 de Março na Fundação Calouste Gulbenkian, uma sessão organizada pelas APDA, APRH e APESB, onde será debatida com representantes dos Partidos Políticos a evolução da aplicação da Lei da Água em Portugal nos últimos 5 anos.
Especial destaque merece o lançamento da publicação da APDA “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2010”, que se realizará no dia 31 de Março 2011, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e que contará com presença da Senhora Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território na cerimónia de abertura.

Lisboa, 28 de Fevereiro de 2011

 Rui Godinho

 Presidente do Conselho Directivo

 



design bin�rio