A ABRIR - MAIO 2011

A ABRIR
ENEG 2011 EM NOVEMBRO, OS NOVOS DESAFIOS DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS
MARQUE JÁ NA SUA AGENDA!
Prossegue a preparação do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2011 –, este ano sob o lema geral “Novos Desafios para os Serviços de Águas”. Trata-se do maior certame nacional a congregar o sector das águas e um dos momentos mais marcantes na vida da APDA. O evento, que decorrerá nos dias 22, 23 e 24 de Novembro, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições, na cidade de Santarém, integra Mesas Redondas com a participação de especialistas convidados, painéis de Comunicações livres, Visitas Técnicas a infra-estruturas do sector, uma Exposição de equipamentos, produtos e serviços, os Prémios “Tubos de Ouro” à qualidade de serviço e o Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga – Pipe Contest Portugal 2011. O primeiro Boletim e o site do ENEG 2011 já estão disponíveis. A APDA conta com a participação de todos! Inscreva-se!
Entretanto, a ERSAR e a APDA deram início a 11 de Maio, em Coimbra, ao ciclo de 5 acções de formação sobre “Metrologia e Contadores de Água”. Esta parceria tem como principal objectivo  proporcionar aos participantes o contacto com os aspectos mais relevantes da medição dos consumos e da correcta escolha e condições de instalação dos contadores, assim como do seu enquadramento normativo e respectiva legislação aplicável. Os cursos destinam-se a profissionais do sector de abastecimento de água, com particular relevância para dirigentes e quadros da área técnica e comercial das entidades gestoras, de alguma forma ligados à actividade da contagem de água. Este ciclo já integrou também por (18 e 19 de Maio) e Porto (31 de Maio e 1 de Junho) e irá ainda incluir Évora (15 e 16 de Junho) e Lisboa (28 e 29 de Junho).
 
A 24 de Maio, em colaboração com a Logica, a APDA promoveu um importante seminário que teve como tema a “Telemetria nos Sistemas de Abastecimento de Água: Presente e Futuro”onde foi apresentado o Relatório do Inquérito sobre Telecontagem relizado pela Logica em parceria com a APDA.
 
Tratou-se de uma excelente oportunidade para a troca de conhecimento e experiências entre entidades gestoras, fabricantes e outras empresas prestadoras de serviços sobre estas temáticas de ponta, cada vez mais presente na estratégia de melhoria do desempenho das Entidades Gestoras.
No âmbito deste Encontro foram apresentados e publicamente atribuídos aos respectivos vencedores os Prémios APDA – Ensino Superior 2010, nas categorias de “Engenharia” e “Economia e Gestão” e o Grande Vencedor.
 
A actividade da APDA  prossegue no final do mês de Junho, dia 28, em Lisboa, com um Encontro intitulado “Sistema de Aprovação de Materiais e Produtos em Contacto com a Água”, no qual se debaterão as problemáticas relacionadas com o contacto da água com diversos produtos de construção constituídos por materiais orgânicos, cimentíceos, vítreos, compósitos e metálicos. Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, as entidades gestoras devem utilizar materiais em contacto com a água para consumo humano e produtos químicos para tratamento da água, aprovados de acordo com um esquema de aprovação nacional a ser estabelecido pela autoridade competente. Este Encontro visa, assim, reunir os diversos intervenientes neste processo de aprovação e uso de materiais e produtos químicos, identificando as vantagens e dificuldades no estabelecimento e implementação deste Esquema Europeu ou Nacional de Aprovação. É, afinal, do reforço das condições para um melhor controlo da qualidade da água para consumo humano, que se trata.
 
Estas actividades destacam, pela sua importância e abrangência,  o indispensável papel da APDA na definição e implementação das melhores Políticas para tão relevante Sector.
 
Lisboa, 27 de Maio de 2011

 Rui Godinho

 Presidente do Conselho Directivo