A ABRIR – JANEIRO/FEVEREIRO 2014

 A ABRIR

Mais propostas da APDA para a futura sustentabilidade dos serviços de água e saneamento

Depois de um ano repleto de atividades – durante o qual assinalámos de forma intensa o 25.º aniversário da Associação – a APDA pretende, em 2014, consolidar e alargar a sua posição enquanto entidade indispensável para a procura das melhores soluções para o setor da água e saneamento em Portugal e no espaço europeu.

Dando seguimento a um reiterado trabalho na defesa das entidades gestoras e de todos os agentes da chamada “indústria da água”, em várias frentes, nacionais e internacionais, iremos ao longo deste ano assegurar a manutenção e incrementar a representação institucional em diversas instituições e fora ligados ao setor.

A APDA, enquanto membro da Comissão de Acompanhamento do Plano Estratégico Nacional para o Setor de Abastecimento de Águas e Saneamento de Águas Residuais – PENSAAR 2020, tem participado ativamente, analisando e discutindo internamente os vários documentos produzidos pelo Grupo de Trabalho do MAOTE, nomeadamente em reunião, para o efeito, do nosso Conselho Consultivo. Em consequência desse debate e do alargamento da consulta interna, foram apresentados, sucessivamente, dois documentos contendo a posição, os contributos e comentários da Associação para as medidas propostas.

Neste contexto, sublinho ainda que a APDA, atenta à necessidade de se considerarem, neste periodo até 2020, os diversos fatores que concorrem para a futura sustentabilidade do setor, apresentou ao Grupo de Trabalho, a proposta de serem incluidos na versão final do PENSAAR 2020, dois novos Eixos Principais: “Utilização e Gestão Sustentável das Lamas de ETAR” e “Inovação e Desenvolvimento”, as quais acrescem aos temas convencionais apresentados no documento.

Estas propostas acompanham as atuais dinâmicas nacionais e internacionais do setor e, assim, em coerência, e considerando a importância fundamental da “Inovação” para o futuro setor da água e saneamento (inovações tecnológicas, novos processos e métodos organizacionais, acesso a novos mercados, desenvolvimento de novos modelos de negócio, entre outras vertentes), a APDA acaba de criar um “Grupo de Trabalho de Inovação”, convidando os técnicos oriundos dos membros da APDA (ou membros individuais) e outros interessados em vir a sê-lo, a inscreverem-se e participarem, bastando para tal contactar a Associação.

É para os desafios do futuro que vos estamos a convidar!

Destaca-se, também, e mais uma vez, a constituição, no final de 2013, no seio da APDA, de dois núcleos que consideramos igualmente da maior importância: “Jovens Profissionais de Águas” e “Mulheres pela Água”.

O núcleo de “Jovens Profissionais de Águas” já teve uma primeira reunião, tendo como propósito central incrementar a capacitação profissional dos jovens técnicos do setor da água (até 35 anos de idade) e de todos quantos desejem vir a sê-lo. Por seu lado, o núcleo de “Mulheres pela Água” visa desenvolver a participação das mulheres no setor da água, aos vários níveis. Uma primeira reunião do núcleo de “Mulheres pela Água” terá lugar, previsivelmente, no final de abril.

Estes dois núcleos estão abertos à Sociedade Civil, bastando aos interessados contactar a APDA para formalizar a sua adesão.

No âmbito de outras relevantes atividades da APDA, realço a realização em maio próximo do Encontro sobre “Processos de Oxidação e Desinfeção da Água para Consumo Humano e Aplicação do Regulamento de Biocidas”, organizado pela Comissão Especializada de Qualidade da Água (CEQA) da APDA.

Também em breve serão lançados os Prémios APDA – Ensino Superior 2014, outra iniciativa emblemática da Associação. Podem concorrer a estes Prémios trabalhos individuais ou coletivos (máximo três autores), realizados por alunos do ensino superior (anos letivos 2012-2013 e 2013-2014) de Escolas Nacionais ou de Países de Língua Oficial Portuguesa, nas áreas temáticas de “Engenharia” e de “Economia e Gestão”.

No plano internacional, a APDA continua empenhada na organização do Congresso Mundial da Água da International Water Association (IWA) que se realizará em Lisboa entre os dias 21 e 26 de setembro deste ano.

Paralelamente a este evento, a APDA está a organizar uma reunião conjunta das três comissões técnicas da Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Águas – EUREAU (EU1 – Qualidade da Água; EU2 – Águas Residuais; EU3 – Legislação e Economia), que terá lugar nos dias 19 e 20 de setembro.

Outras atividades serão oportunamente divulgadas através dos canais habituais. Fique atento!

Um bom ano de bem sucedido trabalho para todos!

 

Lisboa, 25 de fevereiro de 2014

 Rui Godinho

Presidente do Conselho Diretivo

 

Acompanhe de perto a APDA através do portal (disponível em www.apda.pt) e da página institucional no Facebook (www.facebook.com/apda.pt).