EM NOVEMBRO, O ENEG 2011 DEBATE OS NOVOS DESAFIOS DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS
O ENEG 2011 - Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, continua a marcar a agenda da APDA. Reunir-nos-emos nos dias 22, 23 e 24 de Novembro, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições, em Santarém, no maior evento nacional do sector das águas no nosso país, integrando Mesas Redondas com especialistas convidados, sessões de Comunicações livres, Visitas Técnicas a infra-estruturas, Exposição de equipamentos, produtos e serviços, os Prémios “Tubos de Ouro” (que premeiam a qualidade de serviço prestado) e o Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga – PipeContest Portugal. Já estão disponíveis o primeiro Boletim e o site do ENEG 2011 (http://www.eneg2011.apda.pt/pt).
Reitero o convite para a participação de todos neste momento marcante do Sector e das indústrias da Água em Portugal!
Nos dias 16 e 17 de Junho, a APDA representou Portugal nas reuniões de Verão do Conselho de Administração e da Assembleia-Geral da EUREAU (Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Água e Águas Residuais), que decorreram na cidade dinamarquesa de Aahrus. Nestas reuniões foram objecto de análise e discussão vários assuntos de grande interesse estratégico para o Sector das Águas a nível europeu. Salienta-se o importante documento que compila a posição dos diferentes membros sobre questões relativas à salvaguarda dos recursos hídricos europeus (Blueprint), os position papers sobre reutilização da água e usos domésticos alternativos, perdas e poluentes emergentes. Foi abordada e aprovada a Estratégia da EUREAU para um horizonte temporal mais alargado (2020), conferindo-lhe um maior envolvimento e atenção aos “drivers” das mudanças estruturais nesse período. A reforma da PAC – Política Agrícola Comum, que terá lugar entretanto, deverá ter impactos não negligenciável na sustentabilidade da gestão da água, pois trata-se do sector de maior consumo e mais desperdício, quando comparado com os usos urbanos e industriais. A possível reutilização de águas residuais tratadas na irrigação, nomeadamente de processos de produção de bens alimentares, obrigará a uma redobrada monitorização (vd. Caso E-coli).
Terminou entretanto o ciclo de 5 acções de formação que a ERSAR e a APDA desenvolveramem torno da temática “Metrologia e Contadores de Água”. Sublinhe-se que este ciclo, que incluiu Coimbra, Faro, Porto, Évora e Lisboa, se saldou num grande sucesso. Esta parceria teve como principal objectivo contribuir para a capacitação dos técnicos das Entidades Gestoras no que concerne à medição dos consumos e da correcta escolha e condições de instalação dos contadores, abordando igualmente o enquadramento normativo e respectiva legislação aplicável. Teve a participação de cerca de 100 formandos.
A APDA organizou também, no final deste mês de Junho, em Lisboa, com a participação de um especialista holandês da KIWA, um Encontro relativo ao “Sistema de Aprovação de Materiais e Produtos em Contacto com a Água”, durante o qual foram debatidos diversos aspectos relacionados com o contacto da água com diversos produtos de construção constituídos por materiais orgânicos, cimentíceos, vítreos, compósitos e metálicos. Ficou patente a importância para as Entidades Gestoras do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, que determina que as entidades gestoras devem utilizar materiais em contacto com a água para consumo humano e produtos químicos para tratamento da água, aprovados de acordo com um esquema de aprovação nacional a ser estabelecido pela autoridade competente. Aguarda-se o desenvolvimento, por parte da ERSAR, dos procedimentos necessários para a aprovação em 2012 do esquema nacional de aprovação que enquadre as melhores práticas por parte das Entidades Gestoras.