WEBINAR “A GESTÃO DO TALENTO NO SETOR DA ÁGUA”

30/09/2020

Organizado pelo Núcleo de Jovens Profissionais da Água (JOPA) da APDA, o próximo webinar da APDA é subordinado ao tema “A Gestão do Talento no Setor da Água” e acontece já no dia 9 de outubro às 10h30. Divulgar boas práticas, já em curso em algumas Entidades Gestoras, e explorar algumas dificuldades existentes são os principais objetivos.

A sessão tem base nos resultados do inquérito “A importância dos jovens nas Entidades Gestoras dos Serviços de Águas”, conduzido pelo JOPA e cujos resultados foram apresentados no ENEG 2019 - Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, realizado pela APDA em novembro, no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.

A gestão de talentos é crucial para a gestão de recursos humanos, sendo que identificar jovens profissionais com talento, retê-los, geri-los e desenvolvê-los é uma tarefa difícil. Os profissionais talentosos apresentam, em regra, melhores níveis de desempenho, rentabilidade mais elevada, enfoque no crescimento pessoal, adaptando-se e gerando mudança. Exigem também grande qualidade e consistência das chefias, sendo proactivos, criativos e com paixão pela ação e transformação.

É, por isso, fundamental que as Entidades Gestoras dos Serviços de Água, para além de atraírem e desenvolverem talento, consigam retê-lo, uma gestão que obriga ao envolvimento de toda a organização. Falhar neste ponto traz consequências sérias para a organização, na medida que o investimento na captação e desenvolvimento do talento é elevado. Sistemas de recompensa adequados, promoção do desenvolvimento do colaborador, bem como motivar e criar laços psicológicos entre a organização e o colaborador são peças-chave para a retenção do talento.

Desenvolver o talento significa mais do que promover formação adequada e ajustada aos colaboradores.

Participe! Dia 9 de outubro, às 10h30.