NOVA DATA: ENCONTRO "GESTÃO DA DÍVIDA DAS ENTIDADES GESTORAS" DECORRE EM NOVEMBRO

08/07/2022

A APDA e a Comissão Especializada de Gestão de Clientes (CEGC) informam que o Encontro “Gestão da Dívida nas Entidades Gestoras”, anteriormente adiado por razões organizacionais, já tem data e local confirmado: 4 de novembro próximo, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. O programa e as inscrições vão ser disponibilizados em breve.

Tendo em conta que a sustentabilidade económica e financeira é essencial para o bom desempenho das Entidades Gestoras, a agenda integra as seguintes ações:

  • Reflexão sobre os desafios e problemas das atividades que visam a redução de incobráveis;
  • Partilha das diferentes práticas e das distintas abordagens sobre o controlo da dívida;
  • Enquadramentos legislativos e dificuldades face a algumas limitações de atuação;
  • Acompanhamento das situações de maiores dificuldades, sem a perda do foco da recuperação dos valores faturados;
  • Melhores práticas no que respeita ao serviço ao cliente no âmbito dos meios disponibilizados para pagamento.

Para além de debater o tema, o evento visa também apresentar o Guia “Otimização da Cobrança das Entidades Gestoras em Baixa”, publicação desenvolvida pela CEGC com o intuito de dar a conhecer o atual estado de desenvolvimento das atividades relacionadas com a gestão eficiente da cobrança, das práticas conducentes à cobrança de valores em dívida e o nível de valores incobráveis. O guia explora áreas como o enquadramento legislativo, a descrição dos processos/atividades, a análise de dificuldades dos processos e respetivas causas, incluindo também sugestão de boas práticas e recomendações legislativas.

Qualquer questão relacionada com o evento pode ser esclarecida através dos contactos da nossa Associação (geral@apda.pt | 218 551 359).