Dando continuidade à estratégia de reforço de qualidade e sustentabilidade dos serviços que presta a sete municípios, entre os quais Benavente, a Águas do Ribatejo vai investir cerca de dois milhões de euros em 12 km de novas redes de abastecimento e saneamento na Coutada Velha.
A nova rede de saneamento da Coutada Velha vai ter 8,7 km de extensão na bacia de drenagem da Estação Elevatória de Águas Residuais Estrada da Minhola/Estrada dos Cachimbos, abrangendo a maioria dos alojamentos da Coutada Velha e confluindo numa nova estação elevatória que fará a ligação ao sistema de tratamento de Vale Tripeiro.
Entretanto, vão também ser substituídas as condutas de abastecimento nos arruamentos abrangidos pela intervenção da rede de saneamento, sendo colocadas novas condutas, numa extensão de 3,5 km, e 70 novos ramais.
A realização da substituição de condutas de abastecimento de água em simultâneo e integrada na mesma empreitada permite gerar economias de escala e uma redução dos impactos junto dos moradores e utilizadores das vias intervencionadas.
Os trabalhos, que vão contribuir para a redução das perdas de água, têm um prazo de execução de 18 meses, sendo financiados pelo Programa Regional do Alentejo (Alentejo 2030) vigente no período 2021-2027.