A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) realiza, nos próximos dias 29 e 30 de janeiro, as Jornadas de Ambiente e Energia, subordinadas ao tema “Modelos e Desafios na Gestão de Serviços Ambientais e de Energia”. Têm lugar no Auditório do Museu Municipal de Penafiel e contam com a participação da APDA. São dirigidas a profissionais de autarquias e entidades gestoras, promovendo a cooperação intermunicipal e capacitação dos setores em questão.
O primeiro dia é dedicado aos serviços de ambiente, nas vertentes de gestão de resíduos, água e saneamento, incluindo, nesse âmbito, o painel “Gestão dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Saneamento: Modelos e Otimização”.
Com a moderação a cargo de Nuno Campilho, Vice-Presidente da APDA, o painel é composto pelos seguintes oradores: Jorge Leal, Chefe de Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Lousada; Décio Bastos, Chefe da Unidade de Projetos e Obras da Penafiel Verde; José Monteiro, Coordenador Técnico do SMAS de Paredes; Fernanda Lacerda, Vogal do Conselho de Administração da Águas do Norte; e Tiago Pereira Fernandes, Responsável da Unidade de Gestão Comercial da Águas do Interior Norte e Coordenador da Comissão Especializada de Gestão de Clientes da APDA.
O objetivo é discutir e analisar os principais desafios que se colocam à gestão das infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, tendo em conta os diferentes modelos de gestão e governança existentes (gestão pública, privada ou mista).
A reflexão vai incidir, igualmente, sobre a forma como as entidades gestoras podem e devem responder às dificuldades operacionais, como a eficiência dos sistemas, a sustentabilidade económica e ambiental, a manutenção das infraestruturas e a qualidade do serviço prestado, adequando as suas estratégias ao modelo de governança adotado.
Já o segundo dia destas jornadas vai recair sobre a temática da energia (distribuição, Comunidades de Energia, Pacto de Autarcas), pretendendo contribuir para a discussão de modelos de gestão e para a capacitação técnica dos agentes locais na transição energética.
Aceda ao
programa completo do evento e inscreva-se. A participação é gratuita, mas passível de inscrição
aqui.