António Jorge Monteiro, Professor Associado do Instituto Superior Técnico e Senior Industry Expert da The Equator Company, analisa, na Revista APDA #41, a importância do planeamento e do projeto na preparação dos sistemas de água para eventos adversos.
_site_(4)_20260904184641.png)
A partir dos impactos provocados por secas, cheias e falhas energéticas, o autor identifica vulnerabilidades relacionadas com a dependência energética, o ordenamento do território, a capacidade das reservas, a drenagem urbana e a articulação entre setores.
António Jorge Monteiro destaca três etapas para reforçar a resiliência: diagnosticar as vulnerabilidades, definir medidas de adaptação e mitigação e implementar, testar e rever as soluções. Sublinha ainda a necessidade de estabelecer previamente os níveis mínimos de serviço a garantir em situações de crise e de os comunicar de forma clara à população.
Leia o artigo na íntegra aqui.